segunda-feira, 4 de maio de 2015

O Homem Sem Qualidades (1943) - Robert Musil


Robert Musil (1880-1942)
Descrito como frio, distante, pouco comunicativo e impiedoso, o austríaco Robert Musil era filho de antiga família de nobres da Boêmia. Entrou para o Exército quando adolescente e serviu como militar durante a Primeira Guerra Mundial, experiência que o marcaria para o resto da vida. Educado para ser um cientista, aborreceu-se com a carreira universitária e passou a dedicar-se à Literatura. Refugiado da Segunda Guerra Mundial na Suíça, lutou para sobreviver como escritor.

O que é o romance
Por muitos anos Robert Musil acalentou a ideia de escrever um grande romance sobre a situação da Áustria às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Colocou o projeto em prática no final dos anos 20. É a história de Ulrich, o dito "homem sem qualidades". Um turbilhão de acontecimentos políticos leva o protagonista a diversos caminhos e a questionar a sociedade austríaca do período. Musil morreu antes de pôr o ponto final na história.

Em seu tempo
O primeiro volume, lançado em 1930, recebeu críticas entusiasmadas. Isso levou o autor a acreditar que poderia ganhar o Nobel. Contudo, o primeiro tomo do segundo volume, publicado em 1933, não foi tão bem aceito. A parte final, reunida pela mulher e acrescida de anotações esparsas, foi publicada em 1943. Todos os seus livros foram proibidos pelo III Reich de Adolf Hitler.

Por que ler
Robert Musil não faz apenas um retrato isolado da Áustria do período. Consegue detalhar, com elegância e tino político, o que ocorria na Europa com os regimes totalitários da Alemanha e da Itália.

Do mesmo autor
O Jovem Torless, Três Mulheres

Se gostar, leia também
O Amante de Lady Chatterley, de D. H. Lawrence, e Morte em Veneza, de Thomas Mann.

Primeiras linhas
"Uma pressão barométrica mínima pairava sobre o Atlântico; dirigia-se para leste, rumo à pressão máxima instalada sobre a Rússia, e ainda não mostrava tendências de se desviar dela para o norte. As isotermas e isóteras cumpriam suas funções. A temperatura do ar estava numa relação correta com a temperatura média do ano, a do mês mais frio e a do mês mais quente e a oscilação aperiódica mensal."
Livros do/sobre o autor disponíveis para locação na BPP-Locadora de Livros
  • O Jovem Törless, O Globo/Folha de São Paulo [Reg. 6006]

Nenhum comentário:

Postar um comentário