segunda-feira, 4 de maio de 2015

Moby Dick (1851) - Herman Melville


Herman Melville (1819-1891)
O escritor das aventuras marítimas nasceu em Nova York e viveu uma infância de carências materiais. Foi bancário, contador e professor. Estudou Engenharia, trabalhou em baleeiros e viajou pelo mundo. Caiu prisioneiro de canibais nas ilhas Marquesas, na Polinésia. Relatou as experiências em vários livros. Em todos eles, uma ideia fixa: a compreensão do Mal como a doença da natureza humana.

O que é o romance
Narra a obsessiva jornada do solitário Capitão Acab, comandante do baleeiro Pequod, na caça à baleia branca que devorara sua perna.

Em seu tempo
Melville queria mostrar a luta do Bem contra as forças do Mal. Os críticos enxergaram apenas uma mera aventura. Interpretações mais complexas surgiram nos anos seguintes: "Acab encarna a luta entre instinto e intelecto", pontificou o escritor D. H. Lawrence.

Por que ler
É uma das maiores aventuras da literatura em todos os tempos.

Do mesmo autor
Bartleby, o escriturário

Se gostar, leia também
O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, e Caninos Brancos, de Jack London

Primeira linhas
"Chamar-me-ei Ismael. Há alguns anos - quantos precisamente não vem ao caso - tendo eu pouco ou nenhum dinheiro na carteira e sem nenhum interesse em terra, ocorreu-me navegar por algum tempo e ver a parte aquosa do mundo."

Livros do/sobre o autor disponíveis para locação na BPP-Locadora de Livros
  • Moby Dick, Círculo do Livro [Reg. 0934, 4280]

Nenhum comentário:

Postar um comentário