segunda-feira, 4 de maio de 2015

Grandes Esperanças (1861) - Charles Dickens

 

Charles Dickens (1812-1870) - Veja o Post "David Copperfield"

O que é o romance
É também uma obra autobiográfica. O protagonista, Pip, é órfão e tem de lutar para vencer na vida. Para tal, precisa deixar para trás os verdadeiros amigos e se submeter às regras da aristocracia inglesa. As passagens em que Dickens descreve a infância miserável de Pip são das mais comoventes da Literatura mundial.

Em seu tempo
Os leitores aguardavam com ansiedade cada novo capítulo publicado nos jornais. Dickens recebia centenas de cartas com comentários sobre as históricas. Sua popularidade foi tão grande que chegou a ser recebido pela rainha Vitória pouco antes de morrer.

Por que ler
Da mesma maneira que David Copperfield, Grandes Esperanças consegue tratar com humanidade as mudanças decorrentes da Revolução Industrial.

Do mesmo autor
Tempos Difíceis, História de Duas Cidades.

Se gostar, leia também
Jane Eyre, de Charlotte Brontë.

Primeiras Linhas
"O nome de família de meu pai era Pirrip. O meu nome de batismo é Philip. Minha língua infantil jamais pôde formar dessas duas palavras nada mais longo e explícito do que um resumo de três letras apenas: Pip. E por isso eu próprio me chamava de Pip, e todo mundo me designava com o mesmo apelido."


Livros do/sobre o autor disponíveis para locação na BPP-Locadora de Livros (Veja o Post David Copperfield)

Nenhum comentário:

Postar um comentário