quarta-feira, 13 de maio de 2015

Livro Recomendado da Semana - 10 a 16/05/2015

LOLITA - VLADIMIR NABOKOV

O LIVRO(*)


Lolita é uma das obras mais polêmicas da literatura contemporânea universal.

Muito arrojado para a moral vigente na época, o romance de Vladimir Nabokov (1899-1977) foi inicialmente recusado por várias editoras. Ao ser finalmente lançado, em 1955, por uma editora parisiense, gerou opiniões antagônicas: houve quem definisse o livro como um dos melhores do ano; houve quem o considerasse pornografia pura. Nos Estados Unidos, onde só viria a ser publicado em 1958, rapidamente conquistou o topo das listas de mais vendidos.

Visto hoje, filtrado pelos anos e por uma verdadeira biblioteca de comentário e crítica, Lolita parece, sobretudo, uma apaixonada história de amor, escrita com elegante desespero. O protagonista é o obsessivo Humbert, professor de meia-idade. Da cadeia, à espera de um julgamento por homicídio, ele narra, num misto de confissão e memória, a irreprimível e desastrosa atração por Lolita, filha de 12 anos de sua senhoria.

Escrito num estilo inimitável – mas não intraduzível, como bem se verá -, Lolita é uma obra-prima da literatura do século 20. Aqui se cruzam alguns dos temas clássicos da arte de todos os tempos (a paixão, a juventude, o amadurecimento) com questões mais típicas da nossa modernidade, como as ambivalências eróticas e o exílio - que é uma questão tanto de geografia quanto da linguagem e do coração.

O AUTOR

Vladimir Nabokov nasceu em 1899, em São Petersburgo (Rússia), numa família da antiga aristocracia. Em 1919, a instabilidade produzida pela revolução bolchevique obriga a família a abandonar a nova União Soviética e ir para a Inglaterra. Nabokov estuda em Cambridge até 1922, licenciando-se em literatura russa e francesa. Em seguida, muda-se para Berlim, onde dá aulas de tênis e inicia sua produção literária. "Lolita" é seu principal romance.

Em 1926, após publicar poemas e contos, lança seu primeiro romance, Machenka. Depois de uma estadia em Paris, fugindo dos exércitos nazistas, chega em 1940 aos Estados Unidos, onde se dedica ao ensino de literatura russa em várias universidades além de trabalhar no departamento de entomologia (o estudo dos insetos) em Harvard.

A partir de 1958, o sucesso de seus livros lhe garante a dedicação a seus dois principais interesses: a literatura e os lepidópteros, cultivados nas montanhas da Suíça, até sua morte em 1977.

Entre muitos outros livros, escreveu os romances "Fogo Pálido" e "Coisas Transparentes"; os contos reunidos em "Detalhes de um Pôr-do-Sol"; a tradução magistral, em quatro volumes, de "Eugene Onegin", de Pushkin; uma biografia de Nikolai Gogol e um volume de palestras sobre Dom Quixote; "Poemas e Problemas" e outros dois livros de poesia; e uma autobiografia, "A Pessoa em Questão". Em 2001, foi publicada a coletânea "Nabokov’s Butterflies", reunindo textos científicos e literários sobre as borboletas.

CRONOLOGIA DA VIDA E DA OBRA DE VLADIMIR NABOKOV

1899 - Nasce Vladimir Vladimirovich Nabokov, filho de aristocratas, em São Petersburgo (Rússia), em 23 de abril.

1916 - Recebe muito dinheiro e uma grande propriedade rural como herança de seu tio Ruka. Custeia a publicação de seu primeiro livro de poemas.

1917 - Com a Revolução Russa, deixa São Petersburgo com a família.

1919 - Os Nabokov viajam para a Inglaterra. Vladimir matricula-se em Cambridge, onde se formará em 1923 em literatura.

1922 - Seu pai é morto a tiros em Berlim, onde dirigia o jornal "Rul", destinado a imigrantes russos.

1923 - Muda-se para Berlim.

1925 - Casa-se com Vera Slonim, também imigrante russa.

1926 - Publica seu primeiro romance, "Machenka", escrito em russo.

1937 - Muda-se para Paris.

1938 - Emigra com a família para os Estados Unidos.

1941 - Publica "The Real Life of Sebastian Knight", que marcaria o começo da fase em que passaria a escrever dominantemente em inglês.

1945 - Nabokov, Vera e Dmitri (filho do casal, nascido em 1934) tornam-se cidadãos norte-americanos.

1955 - Na França, surge a primeira edição de "Lolita", seu romance mais popular e controverso. Somente em 1958 seria publicado nos EUA.

1977 - Morre, aos 78 anos, em Montreaux (Suíça), no dia 2 de julho.

(*) Todos os livros resenhados aqui temos em disponibilidade para locação na BPP-Locadora de Livros. Não deixe sua leitura para amanhã, reserve-o ainda hoje.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário